Educação

Educação “Sabedoria”

Platão é realmente atemporal, às vezes parece que ele leu o jornal de hoje…

Educação

A caverna de Platão é subterrânea, escura e sombria. Bem no fundo da caverna estão os homens, que desde que nasceram, estão acorrentados e separados por um muro do resto da caverna. Lá, os homens assistem à realidade causada pela conjuntura: Amos da Caverna que utilizam uma grande fogueira para dar vida às sombras projetadas no muro a que todos são obrigados a olhar.

Assim, como a realidade para os homens acorrentados são as sombras, os elegidos líderes são os intelectuais que melhor as conhecem: sabem a ordem que elas se apresentam, distinguem bem o intervalo entre elas, entendem toda a ciência das sombras. Afinal as modas por ora se repetem, dada a falta de criatividade dos Amos da caverna.

Em algum momento, um dos prisioneiros começa a se sentir incomodado, não encontra mais sentido nas sombras, e começa a questionar se aquilo é realmente tudo que existe, se não há nada além do jogo de sombras e vozes. Enfim, de tanto se remexer, ele arrebenta as correntes, consegue fugir e começa a seguir a luz no fim da caverna, uma luz pequena, mas muito brilhante.

O Homem, chegando à saída, encontra o mundo incrível. Enfim, está liberto!

Mas, como ele é um homem, Fraternidade é sua essência, logo ele não pode viver no paraíso sozinho e deixar todos os outros na caverna. Então, ele volta para tentar libertá-los também.

De volta, a maioria dúvida da sua história, porém alguns também estão se remexendo, querendo se arriscar seguir a luz; e é com esses que o Homem liberto divide suas experiências e ensina o caminho para a saída da caverna.

Naturalmente, cada vez mais homens se remexem e se desacorrentam, e passam o conhecimento aos que estão despertando. Com isso, cria-se uma corrente que faz o conhecimento do que está na porta da caverna chegar aos que ainda estão acorrentados.

Ainda assim, libertar-se é uma decisão própria, só começará o processo quem se sentir incomodado com o show de sombras.

Nossa missão em “Educação” é custear professores e livros que possam dar mais conhecimento a uma escola, e incentiva-las a praticar a cidadania, ocupando seu tempo e investindo em aprimoramento.

Entre nessa causa você também, clique aqui!